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Claro, sua lista interminável de tarefas e a falta de um equilíbrio entre o trabalho e a vida têm muito a ver com o fato de estar estressado, mas o culpado do sentimento pressurizado que todos experimentamos não é senão um hormônio chamado cortisol. Comumente conhecido como hormônio do estresse, o cortisol é um hormônio esteróide produzido na glândula adrenal e depois liberado na corrente sanguínea quando nos sentimos estressados.

Embora em níveis normais, o cortisol tenha uma mão em várias funções corporais, incluindo a saúde imune e o metabolismo, níveis elevados de cortisol podem ter efeitos colaterais mentais e físicos adversos, incluindo dores de cabeça, fadiga e depressão. Níveis elevados de cortisol podem ser causados ​​por vários fatores, incluindo a doença de Cushing, medicamentos para corticosteróides e estresse crônico ou prolongado.

Se esses sintomas são familiares ou você simplesmente quer diminuir a tensão mental e física do estresse, leia por cinco maneiras simples de diminuir naturalmente seus níveis de cortisol.

Comece meditando

Existem várias maneiras de entrar em um estado meditativo, então encontre o tipo de meditação que se enquadre na sua vida e comece lentamente a incluí-lo em sua rotina diária. Pode ser difícil desligar quando você está pensando sobre isso ou tem muito em sua mente, então comece por adicionar práticas de meditação ao seu dia, como uma rotina de ioga desestresante.

Adicione óleos à sua rotina

Muitos óleos essenciais têm propriedades calmantes que podem ajudá-lo a lidar com altos níveis de estresse e ansiedade sem demorar muito tempo de sua rotina para implementar. Somente a difusão de óleos como lavanda ou eucalipto à noite ou adicionando algumas gotas ao seu banho pode fazer um mundo de diferença.

Mexa seu corpo

Exercício libera hormônios na corrente sangüínea que tornam não apenas um benefício físico, mas também mental e emocional. Entre eles estão os neurotransmissores dopamina, serotonina e endorfinas, que contribuem cada um para sentimentos, incluindo felicidade, bem-estar e produtividade, que tendem a ser escassos quando estamos estressados.

Adicione adaptogens à sua dieta

Os adaptógenos são ervas naturais e suplementos que são utilizados na naturopatia para ajudar no tratamento de várias coisas, incluindo distúrbios de estresse, sono e ansiedade. Enriquecer sua dieta com adaptogênios pode ajudar a aumentar seus níveis de energia enquanto livra seu corpo de toxinas inflamatórias.

Durma o suficiente

Não conseguir uma quantidade adequada de sono pode afetar a capacidade do seu corpo de regular seus hormônios. Certifique-se de dormir o suficiente também permite que seu corpo tenha o tempo necessário para reparação e cura física.

Fonte da imagem: POPSUGAR