Aposte no marketing sensorial

Por Gloria P.

Um perfume suave, uma música bonita, um sabor especial, um ambiente aconchegante. Sem nos darmos conta, estas sensações nos transmitem bem-estar, ativam lembranças, criam novas memórias. Os cinco sentidos nos ajudam a vivenciar experiências e estudiosos de marketing para estética já perceberam isso como uma possiblidade de criar um diferencial competitivo. A estratégia que utiliza nossas sensações para gerar uma identidade de marca se chama marketing sensorial.

De acordo com o Sebrae, as sensações percebidas pelos sentidos humanos – olfato, paladar, visão, tato, audição – ajudam a criar um vínculo emocional entre o negócio e o consumidor. Elas também constroem uma identidade de marca, da mesma forma que um logotipo ou a fachada do salão de beleza. Já entrou em uma loja, hotel ou restaurante que tem sempre aquele mesmo odor delicioso, característico? Ou uma boutique de roupas cuja trilha sonora e a iluminação parecem estimulá-la a provar novidades e a comprar mais? Tudo isso é marketing sensorial. Na prática, este conceito, que surgiu na Inglaterra, consiste em estimular os nossos sentidos a fim de impulsionar as vendas. Um estudo da Universidade de Oxford, por exemplo, comprovou que a combinação de estímulos sonoros com a comida e bebida intensifica a percepção de sabor dos alimentos. A tendência é que este tipo de estratégia cresça nos próximos anos, porque se sabe que os cinco sentidos são responsáveis por algumas de nossas decisões e que o processo de compra se torna, cada vez mais, uma busca por experiências sensoriais marcantes.

Marketing sensorial em clínicas de estética ou salões de beleza

O marketing sensorial em espaços de beleza pode ser pensado de diferentes maneiras, não necessita um investimento alto e pode dar resultados práticos a curto prazo. A ideia é personalizar a experiência do cliente e fortalecer a lembrança do seu estabelecimento junto a ele. Para criar algumas ações neste sentido, tenha sempre em mente o perfil do seu público-alvo e a mensagem que deseja transmitir. Um bom software para salão de beleza pode lhe ajudar a identificar o perfil completo de seu público. Depois, utilize os cinco sentidos conforme algumas de nossas sugestões:

  1. Visão:Evite a poluição visual com o excesso de imagens e siga sempre a identidade visual de seu negócio. Escolha uma paleta de no máximo três cores e crie umambiente relaxante, limpo e organizado, com elementos naturais e que ressaltem a sua ideologia. Você pode destacar produtos de beleza à venda em espaços próprios para eles, mas sempre esteja atento ao excesso de mensagens e elementos. Escolha bem o que vai estar à vista do cliente. A apresentação pessoal também é importante como construção de uma imagem visual – roupas limpas e claras ajudam a transmitir uma sensação de bem-estar e tranquilidade.
  1. Olfato:Você pode utilizaressências naturais para personalizar o ambiente, com perfumadores ou defumadores. Muito cuidado com o exagero e evite essências distintas em um mesmo lugar. Confira se os produtos são hipoalergênicos, para não criar uma reação alérgica em um cliente mais sensível. Você pode também utilizar, com parcimônia, aromas específicos dependendo do ambiente. Se tem uma área de spa ou de banhos terapêuticos, pode aplicar ali uma suave essência fresca, que remeta a uma atmosfera de florestas ou mar, por exemplo.
  1. Audição:Algumas lojas, restaurantes e mercados têm umatrilha sonora elaborada especialmente para eles, com canções que se identificam com o perfil dos clientes. O volume e o tipo de música devem ser adequados ao espaço. Em um lugar naturalmente agitado, a música alta atrapalha. O ideal em clínicas de estética é que se crie um clima tranquilo e relaxante e a música com esta característica ajuda a compor o ambiente. É possível também usar som de cascatas ou outros ruídos de natureza em espaços específicos, como uma área de massagem ou de banhos.
  1. Tato:Muitos consumidores têm o hábito de “ver” com as mãos. Por isso, ao vender produtos relacionados ao seu negócio, deixe-os ao alcance do cliente e separe uma amostra para teste, no caso de perfumes, maquiagens e cremes. A prova de produtos também é uma forma de marketing, bem como a distribuição de amostras grátis, que ajuda a promover novos produtos. Pense na decoração do salão de beleza como um todo: poltronas, almofadas, toalhas e tecidos delicados, agradáveis ao tato e de boa qualidade, ajudam a compor um ambiente acolhedor.
  1. Paladar:É um dos grandes apelos sensoriais e, no caso de salões de beleza, pode ser aplicado em pequenos luxos paramimar seu cliente. Oferecer docinhos, guloseimas, um café feito na hora ou um suco natural custa pouco e pode tornar a experiência mais agradável. Além disso, o consumidor se sente satisfeito ao receber um brinde ou uma gentileza. Escolha sempre produtos de boa qualidade já que esta eleição, mesmo inconscientemente, também faz parte da imagem de seu negócio.

Esperamos que as dicas sejam úteis e lhe ajudem a conquistar seu público. Não deixe de contar com um sistema para salão de beleza que lhe ajude a organizar toda a sua gestão e vendas, e ainda lhe mostra todos os resultados das suas campanhas de marketing para estética. 
Matéria retirada do FLOWww – Blog especializado em gestão e marketing de clínicas estéticas e grandes franquias 

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