By Janaina

Algo que acontece, mas não pode ser tornar comum na rotina de um salão de beleza é a perda de clientes. Como sabemos que não é possível agradar a gregos e troianos, trouxemos algumas dicas para que você, gestor, reconquiste clientes perdidos, seja qual for o motivo, já que, segundo a Harvard Business Review, uma taxa de retenção de 5% de clientes pode trazer um aumento de até 100% na receita de uma empresa. Gostou dessa informação? Então confira as dicas!

ENTENDA SEUS MOTIVOS

Para um cliente parar de frequentar seu estabelecimento, ele com certeza possui algum motivo. Pode ser sua tabela de preços para serviços, mau atendimento, reação alérgica a algum produto, incompatibilidade do que ele pediu com o serviço que foi prestado, entre outros. Esteja de coração aberto e procure compreender suas razões. Essa é a principal chave para que você o traga de volta.

DESCULPE-SE

Todo cliente gosta de ser bem tratado e perceber que tem razão e será ouvido ao falar sobre o que não o agradou em relação ao seu salão. Mesmo que você ache que seu negócio não tem tanta culpa assim pela insatisfação gerada, desculpe-se. O simples fato de se desculpar pode trazê-lo de volta, então não custa nada dar o braço a torcer e fazê-lo se sentir compreendido.

FIQUE DE OLHO NOS CLIENTES RENTÁVEIS

Todos os clientes são importantes, porém os mais rentáveis, ou seja, os que mais frequentam seu salão/ investem mais nos seus serviços, possui um destaque no que diz respeito às questões financeiras. Nesse momento, é extremamente importante ter um bom sistema de gestão pelo qual você consiga enxergar estes números e o perfil de cada cliente.

COMUNIQUE-SE COM O CLIENTE

Ofereça meios de comunicação pelos quais seu cliente possa te informar o que acha do seu estabelecimento, o que mais gosta, o que poderia sugerir e suas reclamações, caso tenha alguma. Assim, fica muito mais fácil prevenir problemas, já que caso ocorra algo e ele te informe, você possa solucionar e manter seu cliente.

OFEREÇA DESCONTOS E PROMOÇÕES

Ganhar descontos e promoções exclusivas é algo que agrada a todos os clientes. Planeje algo especial para trazê-los de volta e faça com que eles se sintam queridos por seu salão. Mais uma vez, é hora de verificar seu sistema de gestão e procurar saber quais foram os serviços mais requisitados por ele para acertar em cheio no que oferecer.

APRENDA COM OS ERROS

Errar uma vez é humano, mas duas… Saiba aprender com as falhas do seu salão de beleza para cortar o mal pela raiz e impedir que insatisfações que já foram geradas aconteçam novamente. Analise o que deu errado, planeje suas próximas ações e colha os frutos do sucesso.

Fonte: Gestores Salões de beleza