Com pesquisas de dados estruturais e hábitos dos consumidores, o encontro revelou informações decisivas para os gestores do setor da beleza

O primeiro de feira no Expo Center Norte, foi marcado por diversas novidades, entre elas, a apresentação do Panorama de Salões de Beleza 2018, que contou com a participação de gestores do setor da beleza para conferir o cenário econômico e estratégico dos salões de beleza. O evento revelou dados de pesquisas apresentado pelo Cesar Tsukuda, diretor da Beauty Fair “Nós contratamos duas pesquisas relacionadas aos salões de beleza. A pesquisa da Euromonitor, como o objetivo trazer dados estruturais do salões e a pesquisa Nielsen, com um panorama sobre o hábito do consumidor(a) dentro desse momento de crise no salão de beleza”, declarou Cesar na abertura.

Essa foi a primeira pesquisa que o mercado fez em relação ao Salão, sua base de informações foi construída através de dados e informações que será de grande valor para os gestores tomarem decisões diárias dentro dos próprios negócios. Sua base foi construída por meio de trocas de informações com o mercado de diferentes maneiras, entre elas entrevistas com marcas profissionais e salões de beleza, dados oficiais do governo, pesquisa a campo e ligações feitas diretamente nos salões de beleza. Essas informações juntas foram consolidadas pela Euromonitor e passada como uma espécie de raio X do mercado para os gestores e formadores de opiniões presentes no evento. “O objetivo de tudo isso é fortalecer o setor, tentando contribuir com dados e informações que possam fazer vocês tomarem melhores decisões e desenharem o melhor planejamento cada vez melhor”, comenta Cesar.

Outros assuntos de extrema relevância também foram abordados por Cesar, como a questão da crise no setor, que apesar de ser uma das áreas menos afetadas, também foi abalado; A tecnologia que está crescendo cada vez mais em prol do serviço e atendimento; As futuras gerações que irão frequentar os salões de beleza daqui alguns anos e o tipo de comportamento que elas vão ter; Tudo isso junto para analisar como os gestores podem planejar seus negócios daqui pra frente.

Todo o conteúdo exibido pode ser levado na publicação do Panorama de Salões de Beleza, um material exclusivo contendo todas as informações ditas no evento de forma aprofundada e ampliada com matérias relacionadas ao setor da tecnologia, produtos, lançamentos, serviços e atendimento. Cesar finalizou o encontro resumindo a situação atual do setor. “Sentimos durante a pesquisa e as entrevistas que o salão ainda se sente carente, que a participação da indústria nos salões B,C e D ainda sentem uma ausência de informação das marcas de como utilizar da melhor forma os produtos. Então, temos aqui representantes da indústria e dos salões que atendem o público A com um grande desafio de educação, de aculturar, de treinar, desenvolver principalmente os salões B e C. As marcas têm um grande desafio, pois  precisam chegar com o recado muito incisivo na parte educacional e conquistar esses clientes. Talvez esse seja o maior desafio das marcas durante os próximos anos dentro dos salões de beleza. Procuramos trazer aqui formadores de opiniões, das principais marcas do setor, para transformar esse trabalho em algo evolutivo e colaborativo”, encerrou Cesar, convidando os participantes a levarem sugestões para a pesquisa do próximo ano.

Fonte: Site Beauty Fair